China e a exportação de jumentos do Brasil para abate
/A notícia de que a China está interessada em importar jumentos do Brasil para serem abatidos já gerou centenas de protestos de defensores dos animais, como esta petição criada por Camila Silva, usuária da Change.org. A questão veio à tona novamente no final de 2015, com políticos brasileiros favoráveis a um acordo deste tipo com autoridades chinesas.
A China abate cerca de 1,5 milhão de jumentos por ano, boa parte criada no próprio país. Caso venha a ocorrer a exportação de jumentos brasileiros, os chineses abateriam mais 1 milhão de animais, dessa vez originários do Brasil, apontam reportagens.
Apesar de o governo brasileiro negar a intenção de levar a negociação adiante, na prática a exportação de animais já ocorre. Em 2015, mais de 1,2 toneladas de jumentos foram enviadas à China, afirma esta reportagem.
Vários abaixo-assinados na Change.org pedem punição a autoridades públicas que defendem a exportação e o abate indiscriminado de milhares de jumentos, como esta petição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
A SVB pede que o Ministério Público do Rio Grande do Norte repreenda um promotor por promover um evento de degustação de carne de jumentos. Outro abaixo-assinado, criado por Laura Pereira, pede a aprovação de uma lei que proíba o abate de cavalos, mulas, jumentos e animais similares no Brasil.
Para defensores dos animais, abater um jumento é um ato de crueldade. Há outras pessoas, no entanto, que defendem o abate dos animais, já que há centenas deles abandonados no interior do Nordeste.
E você, o que acha? Queremos ouvir sua opinião. Conte para nós no Facebook e nos comentários deste post.